segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Senda de vitórias: desde 2006, Inter ganha um título internacional por ano

Rotina de conquistas coloca o clube no topo dos vencedores brasileiros do século 21

m colorado de apenas 10 anos de idade é um felizardo. Um colorado de 15 anos começou a entender de futebol quando seu time faturou sua primeira Copa Libertadores. Em seguida, viu um Mundial, uma Recopa, uma Sul-Americana, outra Libertadores e, na noite desta quarta-feira, mais uma Recopa — além da Copa Suruga e da Copa Dubai. Os demais, dos 20 aos 100, viram de tudo, e não se cansam de viver um hábito que faz parte do cotidiano de qualquer colorado desde 2006: a conquista de um título internacional por ano.



Na verdade, o Inter ganha um campeonato por temporada desde 2002, quando partiu para a sequência de quatro estaduais até 2005, ano do contestado Campeonato Brasileiro, vencido pelo Corinthians em meio a um escândalo de arbitragem que deixou o Inter com o vice. Desde a Libertadores de 2006, portanto, o clube faz jus a um imperativo do seu próprio hino: "segue tua senda de vitórias".



Depois da América, o Inter foi ao Japão e ganhou do famigerado Barcelona, de Ronaldinho, na decisão do Mundial de Clubes. Em 2007, venceu a Recopa em cima do Pachuca, no Beira-Rio. Em 2008, conquistou a Copa Dubai (vencendo Stuttgart e Inter de Milão) e a Copa Sul-Americana (ganhando do Estudiantes de La Plata na final). Em 2009, a Copa Suruga teve foto de campeão do Inter, no Japão. Em 2010, novamente a Libertadores. E agora, em 2011, mais uma vez a Recopa Sul-Americana.

Por que o Inter vence tanto? Quais são os méritos e segredos de um clube que comandou o Brasil nos anos 70, venceu uma Copa do Brasil em 27 anos (sem contar os estaduais) e que voltou com força total nos anos 2000? Por que, afinal, o Inter se tornou o maior vencedor brasileiro deste século 21?


Confira o que dizem os comentaristas:
Paulo Vinícius Coelho - comentarista dos Canais ESPN e colunista do Estado de S. Paulo"Tem muito a ver com o que ocorreu em 2002. A perspectiva de rebaixamento fez mudar a mentalidade do clube. O Inter procurou ser mais profissional. Trabalhou de forma mais profunda o plano de fidelização do sócio. Procurou formas de ter mais capital para investir no futebol".

Diogo Olivier - colunista de Zero Hora"O Inter encontrou um caminho de gestão. O clube começou a valorizar as categorias de base. Não há clube no Brasil que formou atacantes diferenciados em série como o Inter nos últimos anos. Surgiram o Nilmar, o Rafael Sobis, o Pato, o Leandro Damião. Quando negocia um deles, tem capital suficiente para manter o time sempre competitivo".

Luis Roberto - narrador da TV Globo"O Inter recuperou o estádio e a autoestima da torcida e teve sucesso no plano de fidelização dos sócios. O clube se reestruturou. Os salários estão sempre em dia. Buscou profissionais do ramo. Sempre valorizou ter uma comissão técnica competente. Teve o Abel Braga como treinador, que é um aglutinador. O Inter mantém um grupo e um jeito de ser. Procura atletas que se identifiquem com o clube. É uma junção de acertos que faz um gigante novamente. Grande como é, passou a disputar títulos. Mais do que isso, voltou a ser protagonista. E isso é o mais legal. Ele sempre disputa".


Relembre os principais títulos:

Libertadores 2006


Mundial 2006


Recopa Sul-Americana 2007

Copa Sul-Americana 2008

Libertadores 2010


Recopa Sul-Americana 2011





SAUDAÇÕES COLORADAS.

Nenhum comentário: