sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Moledo e Juan, nova geração da zaga

Rodrigo Moledo e Juan, na mesma conversa, são uma contradição só. O primeiro, apesar de carioca, é de uma timidez mineira. O segundo, apesar de mineiro, é de uma descontração carioca. Mas eles convergem dentro de campo. Juntos, não perderam um jogo sequer no Campeonato Brasileiro. São a nova geração da zaga do Inter.

Rodrigo Moledo e Juan, zagueiros do Internacional (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Rodrigo Moledo e Juan, os jovens zagueiros do Internacional
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
O carioca quieto e o mineiro brincalhão estiveram juntos em sete partidas. Foram três vitórias e quatro empates. O time levou oito gols e encontrou um equilíbrio que antes não tinha – contrariando a tese de que a dupla de zaga precisa ser formada por um zagueiro brucutu e outro técnico.
- A gente é parecido. Temos força física, temos velocidade. O Moledo também é bom na bola aérea – disse Juan.
- O Juan tem velocidade e um bom passe. Ele também tem boa técnica – retribuiu Moledo.
Os jogadores tiveram caminhos diferentes até chegar ao Inter. Rodrigo Moledo, 24 anos, passou por Bonsucesso, São Caetano, Santos e até pelo futebol polonês, onde defendeu o Odra Wodzislaw. Foi observado pelo Inter na Copa do Brasil de 2009, quando o União Rondonópolis-MT enfrentou o Colorado. Chegou ao Beira-Rio em 2010. Uma curiosidade: passou duas semanas fazendo teste no Olímpico, mas não foi aprovado pelo Grêmio.
Juan é mais jovem. Tem 20 anos. Ele colocou os pés no Beira-Rio em 2004, quando tinha 14 anos. Passou a adolescência morando no estádio. Virou profissional em 2010.
A presença da dupla como zeladores da grande área foi uma revolução no Inter. Com eles no time, foram parar no banco jogadores que, somados, têm 21 títulos com a camisa colorada: 12 de Índio, nove de Bolívar.
Rodrigo Moledo e Juan, zagueiros do Internacional (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com) 
Rodrigo Moledo e Juan, força e categoria na defesa
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
- Nós respeitamos muito o Índio e o Bolívar. São pessoas importantes para nós. E sabemos que o mesmo que aconteceu com eles pode acontecer conosco, dependendo do rendimento. É uma decisão do treinador – afirmou Juan.
- O que temos que lembrar é que a zaga varia bastante. O Juan já jogou com o Bolívar, eu já joguei com o Índio, e o rendimento é mantido. Eles têm muitos títulos pelo Inter. Aprendemos muito com eles – complementou Moledo.
Os colegas de zaga têm diferenças. Especialmente na personalidade. Na entrevista que concederam ao GLOBOESPORTE.COM, Juan passou o tempo brincando com Moledo, fazendo piada, rindo das respostas dele. Já o companheiro dele parecia sempre receoso.
- Ih, isso aí vai dar crise – disse ele, mais de uma vez, diante das perguntas.
Mas eles também têm semelhanças. Ambos têm filhos. Juan é pai de Maria Sophia, de quase três anos. Moledo tem um filho de um ano e meio. O detalhe é o nome dele, em uma homenagem involuntária ao colega de defesa: Juan Davi.
- O próximo filho do Juan vai se chamar Rodrigo – brincou Moledo.
Consolidados, os dois jogadores podem ter caminhos diferentes em 2012. Rodrigo Moledo, provavelmente, seguirá no clube, dando sequência a uma história que ainda está no começo. Juan, muito assediado pelo futebol italiano (em especial o Inter de Milão), tem chances concretas de sair.
- A princípio, pretendo seguir aqui. Quero me firmar mais, construir uma história no Inter – disse Moledo.
- Não tenho pressa para sair. O Inter tem que querer também. Precisa ser bom para todo mundo – afirmou Juan.
Aconteça o que acontecer, eles já têm o que comemorar em 2011. Juan, como titular, foi campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira. Rodrigo Moledo, até agora, é o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro no Troféu Armando Nogueira.
 
Moledo e Juan juntos no Brasileirão
Ceará 1 x 1 Inter
Inter 4 x 2 América-MG
Palmeiras 0 x 3 Inter
Inter 1 x 1 Coritiba
Figueirense 1 x 1 Inter
Inter 4 x 2 Avaí
Inter 1 x 1 Corinthians.


SAUDAÇÕES COLORADAS.

Nenhum comentário: